Paratormônio (hormônio produzido pelas paratireóides) - definizione. Che cos'è Paratormônio (hormônio produzido pelas paratireóides)
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è Paratormônio (hormônio produzido pelas paratireóides) - definizione

Paratormônio; PTH; Hormônio da paratireóide; Hormônio paratireoidiano; Hormona paratiroide; Hormônio da paratireoide

Paratormona         
O (PTH) é formado na glândula paratireóide e segregado na circulação sanguínea. A PTH intacta é composta por uma única cadeia polipeptídica com 84 aminoácidos e tem um peso molecular de aproximadamente 9500 daltons.
paratormônio         
sm (para2+hormônio) Biol Hormônio produzido pelas glândulas paratireóideas.
Hormônio folículo-estimulante         
COMPOSTO QUÍMICO
Hormônio estimulante folicular; FSH; Hormona folículo-estimulante; Hormônio estimulador do folículo; Hormônio folículo estimulante; Folículo-estimulante
A ou FSH ou FSH (F) (En.: Follicle-stimulating hormone) nos humanos e outros animais.

Wikipedia

Paratormona

O hormônio da paratireoide, paratormônio (português brasileiro) ou hormona paratiroide, paratormona (português europeu) (PTH) é formado na glândula paratireóide e segregado na circulação sanguínea. A PTH intacta é composta por uma única cadeia polipeptídica com 84 aminoácidos e tem um peso molecular de aproximadamente 9500 daltons.

O PTH provoca, juntamente com a vitamina D e a calcitonina, a mobilização de cálcio e de fosfato no sistema esquelético e aumenta a absorção de cálcio no intestino, assim como a eliminação de fosfatos através dos rins. A constância do nível de cálcio no sangue é garantida pela ação conjunta da PTH e da calcitonina. A secreção de PTH é inibida pela elevadas concentrações de cálcio e promovida pelas baixas concentrações.

O paratormônio estimula a atividade osteolítica (destruidora do cristal do osso) dos osteoclastos e a osteólise osteocítica (reabsorção de cálcio e fosfato em osso ainda não mineralizado); aumenta a absorção renal de cálcio; aumenta a absorção de vitamina D e a síntese de 1,25(OH)2 Vitamina D; e absorção intestinal de cálcio, o que se traduz num incremento rápido e sustentado da quantidade de cálcio no sangue.

Também tem influência na concentração sanguínea de fosfato, aumentando a excreção renal deste íon pela diminuição da sua absorção nos túbulos renais e isso pode ser fatal.